AngoLEX

Legislação Angolana a distancia de um click
Perguntas Frequentes Mapa do Site Política de Uso
INÍCIO


Portal da
Legislação Angolana

Decreto Executivo n.º 178/24 - Regulamento sobre a Atribuição do Certificado Verde aos Contribuintes do Sistema de Protecção Social Obrigatória

CAPÍTULO I

Disposições Gerais

Artigo 1.º
Objecto

O presente Regulamento define os termos e condições para a Atribuição do Certificado Verde aos Contribuintes do Sistema de Protecção Social Obrigatória, com vista a incentivar o cumprimento das suas obrigações decorrentes da relação jurídica contributiva.

⇡ Início da Página
Artigo 2.º
Âmbito

O presente Regulamento aplica-se a todos os Contribuintes inscritos no Sistema de Protecção Social Obrigatória, independentemente do regime de inscrição.

⇡ Início da Página
Artigo 3.º
Natureza
  1. 1. Para efeitos de interpretação e aplicação do presente Regulamento, entende-se por Certificado Verde, o documento que comprova ou atesta o cumprimento das obrigações declarativas e contributivas à Segurança Social, nos termos do artigo 4.º do presente Regulamento.
  2. 2. O Certificado Verde tem uma natureza pessoal e intransmissível.
⇡ Início da Página
SECÇÃO I
Artigo 4.º
Requisitos
  1. 1. O Certificado Verde é atribuído aos Contribuintes que cumpram os seguintes requisitos:
    1. a) Estejam inscritos no Sistema de Protecção Social Obrigatória;
    2. b) Tenham as suas obrigações vinculativas, declarativas e contributivas devidamente regularizadas num período igual ou superior a 10 (dez) anos;
    3. c) Sem o registo de quaisquer atrasos ou mora no cumprimento das obrigações legais mencionadas na alínea anterior, nos últimos 6 (seis) meses.
⇡ Início da Página
Artigo 5.º
Direitos
  • Sem prejuízo do disposto no artigo anterior, os Contribuintes que reúnam os requisitos previstos no artigo 4.º têm direito:
    1. a) Ao Certificado Verde;
    2. b) A menção honrosa, mediante atribuição do Emblema Mão Segura;
    3. c) A um atendimento preferencial e domiciliar no tratamento de questões junto do Instituto Nacional de Segurança Social;
    4. d) A preferência na contratação de serviços junto do Instituto Nacional de Segurança Social, nos termos dispostos pela legislação vigente.
⇡ Início da Página
Artigo 6.º
Órgão competente
  1. 1. O Certificado Verde é atribuído pelo Instituto Nacional de Segurança Social, sob proposta da Direcção «Nacional» de Segurança Social.
  2. 2. Os encargos decorrentes da atribuição do Certificado Verde são custeados pelo Instituto Nacional de Segurança Social, mediante a inscrição na rúbrica própria no seu orçamento anual.
⇡ Início da Página
Artigo 7.º
Selecção

A selecção dos Contribuintes é efectuada electronicamente com recurso à base de dados do Sistema da Protecção Social Obrigatória.

⇡ Início da Página
SECÇÃO II
Artigo 8.º
Periodicidade

O Certificado Verde deve ser atribuído anualmente aos Contribuintes que cumpram com os requisitos estabelecidos no presente Regulamento.

⇡ Início da Página
Artigo 9.º
Cerimónia de certificação
  1. 1. Compete aos Serviços Centrais do INSS realizar anualmente uma cerimónia para a entrega formal do Certificado Verde aos Contribuintes do Sistema da Protecção Social Obrigatória.
  2. 2. Sem prejuízo do disposto no número anterior, as cerimónias de certificação podem ser realizadas pelos Serviços Locais do INSS.
  3. 3. A outorga do Certificado Verde é efectuada anualmente, no dia 27 de Outubro, por ocasião do aniversário do Instituto Nacional de Segurança Social.
  4. 4. Excepcionalmente, por razões atendíveis, as cerimónias de certificação podem ser diferidas para o ano seguinte.
⇡ Início da Página
Artigo 10.º
Publicidade
  1. 1. O Instituto Nacional de Segurança Social deve publicar no seu portal oficial a lista dos Contribuintes certificados.
  2. 2. O evento de atribuição do Certificado Verde deve ser publicado na Imprensa a nível nacional, bem como nos respectivos meios de comunicação institucionais do Instituto Nacional de Segurança Social.
⇡ Início da Página

CAPÍTULO II

Disposições Finais e Transitórias

Artigo 11.º
Revogação

É revogada toda a legislação que contrarie o disposto no presente Diploma.

⇡ Início da Página
Artigo 12.º
Dúvidas e omissões

As dúvidas e omissões resultantes da interpretação e aplicação do presente Diploma serão resolvidas pelo Titular do Departamento Ministerial responsável pelo Sector do Trabalho e Segurança Social.

⇡ Início da Página
Artigo 13.º
Entrada em vigor

O presente Diploma entra em vigor na data da sua publicação.

A Ministra, Teresa Rodrigues Dias.

Todos os direitos reservados © AngoLEX | 2022